Tel: 021 3234-0426 | Whatsapp: 021 97548-4724 clinica@sandrazevedo.com.br

Esse tipo de problema é muito comum, mas a solução pode ser mais rápida do que você imagina

Todos sabem o quão incomodo é ter que calçar um sapato que fica pegando nos pés. Além de machucar os pés, isso gera um grande desconforto e pode resultar nas famosas bolhas nos pés. Elas surgem quando ocorre alguma fricção repetida em uma determinada área, mas não é apenas por causa da fricção que essas bolhas podem aparecer.

Outros fatores incluem: queimaduras solares ou alta temperatura (temperaturas muito baixas também), contato com produtos químicos e reações alérgicas. Algumas condições médicas como catapora, impetigo, diabetes e herpes também podem causar bolhas nos pés.

As doloridas bolhas que ocasionalmente surgem nos pés, derivam, principalmente, de uma reação da pele a um certo atrito com alguma superfície, seja do sapato, da meia ou até mesmo o chão caso a pessoa tenha o costume de caminhar por longos percursos sem o sapato.

Quando ocorre o atrito, a epiderme se descola da derme e sede, formando as bolhas nos pés. O líquido que escapa dos vasos da derme preenche o espaço vazio e, se for incolor, ajuda na cicatrização. Para os casos mais simples, as bolhas se curam sozinhas e não precisam de tratamento médico. No entanto, esse processo pode ser acelerado com alguns remédios caseiros bem simples. Preparamos uma lista com 06 deles para você que sofre frequentemente com esse problema.

1 -Aloe vera (Babosa)

Esta planta é medicinal e, consequentemente, muito eficaz no tratamento de bolhas nos pés. Por possuir propriedades anti-inflamatórias, auxilia na redução do inchaço e vermelhidão. Reduz o risco de infecção e mantém a pele hidratada, o que acelera a cicatrização. Aplique o gel das folhas da babosa e deixe secar naturalmente, em seguida enxague com água morna. Outra opção é acrescentar vitamina E na mistura. Esses tratamentos podem ser feitos de 2 a 3 vezes por dia, durante 3 ou 4 dias.

2 – Vinagre de maçã

Como este vinagre possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, acaba se tornando também um excelente remédio para as bolhas nos pés. Ajuda a reduzir a dor, assim como inflamação e diminui os riscos de infecção. Com um algodão embebido em vinagre, limpe em volta da área afetada e deixe secar naturalmente. Pode-se acrescentar também, meia colher (chá) de pasta de cebola ao vinagre antes de aplicar sobre a bolha. Deixe secar naturalmente e enxague com água morna. O tratamento pode ser feito 2 a 3 vezes ao dia, durante alguns dias.

3 – Sal de Epsom

Este sal ajuda a secar as bolhas, incentivando sua drenagem. Por ser rico em magnésio, auxilia na redução do inchaço, inflamação e as dores. Previne também possíveis infecções. Em uma bacia com água quente, adicione 2 colheres (sopa) de sal de Epsom e mexa até diluir. Deixe os pés mergulhados nessa água por 15 minutos. Ao retirar os pés, aplique uma camada de vitamina E, vaselina ou até mesmo a babosa. Realize esse tratamento por alguns dias.

4 – Óleo de Rícino

Este óleo é bastante eficaz no tratamento de bolhas nos pés. Por manter a área afetada bem hidratada, ajuda a reduzir a coceira e contribui para o processo de cicatrização. Basta aplicar uma pequena quantidade desse óleo sob a bolha e deixar agir durante a noite. Faça esse tratamento diariamente por alguns dias. Outra alternativa é acrescentar 3 colheres (chá) de óleo de rícino em meia xícara de vinagre branco. Esfregue essa solução na área afetada várias vezes ao dia por alguns dias.

5 -Camomila

A camomila é uma excelente planta medicinal, podendo ser utilizada para vários fins, além de ser um composto eficaz para o alívio do inchaço, dores e incômodos causados pelas bolhas nos pés. Faça um pouco de chá de camomila, e lembre-se de deixa-lo bem forte. Deixe esfriar naturalmente e, com um pano umedecido no chá, deixe sobre a bolha por cerca de 10 minutos. Repita várias vezes ao dia.

6 – Creme dental branco

Quem diria que um creme dental branco também poderia ajudar no tratamento das bolhas nos pés, não é mesmo? O creme ajuda na drenagem da bolha, fazendo com que ela seque rapidamente. Por conter bicarbonato de sódio, peróxido de hidrogênio, mentol e álcool, proporciona um rápido alivio do prurido. Aplique uma pequena quantidade de creme dental sobre a área afetada e deixe agir por ao menos 2 horas. Depois de passado o tempo, limpe com um pano úmido e aplique algum creme para manter a pele hidratada. Realize esse tratamento até que a bolha desapareça.

Como as bolhas podem ser inevitáveis, uma dica adicional é a de sempre usar sapatos confortáveis ao fazer longas caminhadas. Caso seja uma pequena área do sapato que cause o atrito, proteja a pele com um esparadrapo. Isso reduzirá as chances dessas bolhas aparecerem.

Comentários

Comentar

WhatsApp chat