Tel: 021 3234-0426 | Whatsapp: 021 97548-4724 clinica@sandrazevedo.com.br

Estimule o sistema linfático e fique ainda mais bela e saudável

A drenagem linfática é um procedimento estético voltado para eliminação de peso. Além disso, o método também é utilizado como tratamento eficaz para a celulite, melhorando seu aspecto de forma bastante positiva. Basicamente, essa técnica tem como função auxiliar o funcionamento, de forma natural, ao processo de drenagem de líquidos espalhados pelo corpo. Tudo isso é feito com o intuito de fazer com que o sistema linfático elimine esses líquidos.

O procedimento, que é feito como uma espécie de massagem, pode ser tanto com manobras manuais ou utilizando aparelhos como auxílio. Muito se fala sobre esse procedimento, mas são poucas as pessoas que conhecem seu real benefício.

O que é drenagem linfática?

A drenagem linfática nada mais é do que uma técnica com movimentos de massagem que devem ser suaves e superficiais em determinadas regiões do corpo, como o abdômen, por exemplo. Na drenagem linfática são drenados líquidos acumulados e entre as células, garantindo a evacuação de toxinas e impurezas que ficam espalhadas pelo corpo. Elas são responsáveis por dificultar o funcionamento de alguns órgãos, como também impedem o emagrecimento, por conta da retenção de líquidos.

Quando manual, a técnica é feita para filtrar e reabsorver a linfa, que é um liquido presente no sistema linfático. Isso traz uma melhor circulação de sangue e outros líquidos presentes no organismo, visando sua eliminação. Com isso, um dos maiores benefícios da drenagem linfática está relacionado a um melhor funcionamento dos sistemas do corpo – linfático, digestivo, circulatório, renal e respiratório.

Ela também apresenta esse mesmo efeito se for feita com o auxílio de aparelhos, que inclusive conseguem potencializar os resultados trazidos pelo procedimento estéticos.

Indicações para fazer drenagem linfática

A drenagem linfática tem como objetivo reduzir o inchaço no corpo, por isso ela pode ser bastante útil para resolução desse aspecto. Se a técnica for realizada corretamente e com precisão, é capaz de eliminar o liquido que favorece esse inchaço, levando-o diretamente a corrente sanguínea. Ali ele será filtrado pelos rins e eliminado pela urina.

Neste caso, o procedimento é indicado para quem deseja minimizar a retenção de líquidos, isso pode ocorrer durante a gravidez, posterior a cirurgias plásticas ou qualquer tipo; uso de anticoncepcional e outros medicamentos; no período menstrual; quando há celulites no indivíduo; por conta do consumo excessivo de sal e baixa ingestão de água.

Esses são os problemas principais pelos quais as pessoas buscam pela drenagem linfática, mas, resumidamente, ela é usada para eliminação de líquidos do corpo.

Drenagem linfática ajuda a emagrecer?

Ela é mais eficiente se feita de forma manual, assim consegue favorecer o organismo em muitos aspectos.
No entanto, quem a procura para emagrecer, pode se decepcionar um pouco. Isso porque a drenagem linfática não acarreta no emagrecimento, mesmo contribuindo para a eliminação de líquidos.

O corpo acaba desinchando, o que é esperado, mas não necessariamente emagrece. Para isso, seria necessário associar a técnica com exercícios e mudança da alimentação, obtendo assim bons resultados.

Eliminação das toxinas com drenagem linfática

O próprio nome indica que a drenagem elimina líquidos inúteis ao corpo. Neste caso, ela coopera para que a redução de fluidos, toxinas e resíduos prejudiciais ao organismo. Esses líquidos ficam presentes principalmente nas células, impedindo o bom funcionamento do corpo. Ao eliminar essas toxinas, nota-se um melhor trabalho do metabolismo, por exemplo. Além disso, as células passam a absorver nutrientes de forma mais intensa, assim será mais fácil eliminar essas toxinas espalhadas pelo organismo do indivíduo.

Principais benefícios da drenagem linfática

Além dos já citados, a drenagem linfática traz muitas vantagens para o corpo, por isso ela é tão famosa entre os procedimentos estéticos. É claro que o método ajuda a eliminar líquidos do corpo, o que por si só já é algo benéfico. Quando o organismo se livra desses resíduos, que são prejudiciais a ele, seu funcionamento melhor em muitos aspectos.

Desta forma, a drenagem linfática pode ser eficiente a redução da celulite que tem como sintoma principal a retenção de líquido. Como ela é capaz colocar esses líquidos para circular, acaba trazendo uma suavização aos furinhos, utilizada como tratamento para quem deseja se livrar da celulite.

Outro ponto é que a massagem colabora com a circulação sanguínea, que também é vantajoso para quem tem celulite. Esse não é o único problema para qual pode ser eficaz, visto que uma má circulação proporciona o aparecimento de vasinhos e varizes.

Entre outros benéficos, a drenagem consegue diminuir o inchaço do corpo, também pela eliminação dos líquidos presentes. Eles são transportados aos rins e eliminados pela urina, de forma natural.

O procedimento ainda é considerado desintoxicante, visto que muitos dos líquidos presentes no organismo são inúteis, compostos de resíduos e toxinas que dificultam seu bom funcionamento. A técnica é benéfica para quem deseja emagrecer, embora não traga a queima de gordura, e sim a melhora da circulação de líquidos no nosso corpo.